Irrigação Inteligente

A irrigação é uma prática agrícola que visa atender as necessidades hídricas das culturas no momento adequado. Por ser uma atividade onde necessita de investimento na aplicação de água, a irrigação deve ser utilizada em todo seu potencial como: a aplicação de fertilizantes, defensivos agrícolas, prevenção de geadas e controle de temperatura. A escolha do método de irrigação deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica da cultura.

A utilização da instrumentação para auxiliar no manejo das irrigações tem por objetivo aplicar a quantidade certa de água na hora certa, maximizando a produção agrícola racionalizando o uso de mão-de-obra, energia e água, além de evitar a ocorrência de problemas fitossanitários relacionados à aplicações excessivas ou deficientes de água e a lixiviação dos nutrientes.

O manejo da irrigação consiste na determinação do momento, da quantidade e de como aplicar a água, dentro de um conceito amplo, levando em consideração outros aspectos do sistema produtivo como a adubação (fertirrigação), o controle fitossanitário (quimigação), os aspectos climatológicos e econômicos, o manejo e as estratégias de condução a cultura.

O manejo ou monitoramento da irrigação pode ser realizado via planta, solo, clima, ou pela associação destes. Podendo ser diferenciado nos estádios fenológicos da cultura de acordo com a maior ou menor sensibilidade ao estresse hídrico e seu efeito na produção.

A maioria dos softwares utilizados para monitoramento da irrigação o produtor fica atrelado a empresa e normalmente os dados não são em tempo real, diante disso, a Irrigabras buscou um produto onde permite ao produtor a escolha de quando e quanto irrigar, pois o software é uma ferramenta que lhe mostrará em tempo real a situação do seu solo, cabendo ao produtor fazer a escolha de irrigar ou não.

 

Sonda para Umidade do Solo

Princípio de funcionamento: O sensor utiliza a capacitância eléctrica para medir a umidade do solo, onde é criado um campo eléctrico de alta frequência em redor de cada sensor;
Tamanho da sonda: 20cm a 120cm, sendo fornecidos dados a cada 10cm.
Vantagem: A sonda permite que o usuário consiga verificar os dados de umidade do solo em tempo real, via internet “on line”, podendo ser estipulado intervalos de leituras a cada 15 minutos ou leituras manualmente em intervalos definidos pelo produtor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Automação do Pivô

Field Commander é orientado por um avançado GPS, onde monitora/controla o sistema do pivô que se comunica através da rede de celular para fornecer informações em tempo real (delay 1 minuto), além de alarmes via telefone celular ou computador sobre imprevistos ocorridos.

Field Commander funciona com qualquer marca de pivô e vem carregado com vários recursos de controle digitais, permitindo que o usuário atualize o seu pivô sem precisar substituir o painel de controle existente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estação Meteorológica

As estações meteorológicas IMETOS® são aparelhos universais que podem ser equipados, segundo suas necessidades com até 80 sensores.
Permitindo dados de em tempo real via internet de: precipitação, umidade do solo, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade e temperatura do ar, além de possuir software que auxilia no monitoramento de doenças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Saburo Sumiya, 83 - Barueri - São Paulo.  Cep 06440-110  -  Tel (11) 2842-6464  / (11) 4195-0933

©  2012  IRRIGABRAS  Todos os direitos reservados.