Doações de equipamentos de irrigação à USP impulsiona pesquisas

Atualizado: 19 de Nov de 2019

- 23 de outubro de 2018


Objetivo é estimular o ensino e o desenvolvimento da agricultura irrigada

Com o objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento da agricultura irrigada, a Irrigabras realiza desde 1996 doações de equipamentos de irrigação a duas das renomadas Universidades de São Paulo (USP), localizadas em Pirassununga e Piracicaba.


A primeira doação foi a de um Pivô Central para irrigar uma área de 72 hectares no Campus USP “Fernando Costa” Pirassununga. Depois, em 2003, a mesma universidade recebeu um Carretel Irrigador para uma área de 12 ha, e, em 2012 foi a vez da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), localizada em Piracicaba, ser presenteada com um Pivô Central, que atende à uma área de 10,5 ha.


Vale ressaltar que como a USP Pirassununga é bastante voltada aos cursos de veterinária e Zootecnia, a população de animais é grande. Assim, a Universidade utiliza a área do Pivô Central e do Carretel mais direcionada para produção de alimentos aos animais.


O professor do Campus USP “Fernando Costa” Pirassununga, Eduardo Ferraz de Oliveira, salienta o aumento da produtividade que a irrigação oferece, sendo possível a antecipação do plantio, não dependendo de fatores climáticos como a chuva. “Sem o sistema de irrigação seria possível somente uma ou no máximo duas culturas por ano. Com a atividade temos um melhor aproveitamento da área, tornando viável a produção de duas ou três culturas anuais”, ressalta. O Campus de Pirassunga realiza cultura de milho para grãos e silagem, soja, sorgo, coast cross e, eventualmente, batata ou feijão como cultura de inverno.


Para o professor da Esalq, Marcos Vinicius Folegatti, as parcerias entre as universidades brasileiras e o setor produtivo são de extrema importância para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e capacitação. “Equipamentos modernos como o Pivô Central Irrigabras permitem grande versatilidade na realização dos estudos, que envolvem lâminas de irrigação variáveis para as diferentes culturas em divergentes estágios de desenvolvimento”, ressalta.


Folegatti é chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq/USP, que tem laboratórios e área experimental altamente equipados para o desenvolvimento de pesquisa e formação. É na área experimental de irrigação do LEB, localizada na fazenda Areão, em Piracicaba (SP), que está o Pivô Central da Irrigabras. No local, são realizadas atividades intensas de estudos de necessidade de água e manejo da irrigação de diversas culturas, como milho, soja, cana de açúcar, pinhão manso, palma, forrageiras, citros, tomate, entre outras.


Anualmente, a Esalq recebe 200 estudantes de Engenharia Agronômica e 40 de Engenharia Florestal e oferece aos interessados a oportunidade de participar do Grupo de Práticas de Irrigação e Drenagem, que existe desde 1994. “As atividades com os alunos envolvem estudos de técnicas de como manejar a água aplicada para as diferentes culturas irrigadas, de forma a evitar desperdícios tanto de água quanto de energia e obter altas produtividades econômicas”, explica o professor.


Segundo representantes da Irrigabras, após a doação do equipamento, a empresa realiza treinamentos e oferece todo o suporte às Universidades. “Fazemos acompanhamento no local e realizamos a manutenção, bem como as atualizações, quando necessário”, enfatizam. Além disso, a Irrigabras marca presença em ações das Universidades, como em eventos onde há a utilização do equipamento, como é o caso do Simpósio Nacional da Cultura da Soja 2018 e o Simpósio Nacional da Cultura do Trigo 2017, ambos sediados na Esalq.


Saiba mais sobre o assunto também no site da USP: jornal.usp.br/?p=201188

SOBRE A IRRIGABRAS

A Irrigabras Irrigação do Brasil Ltda., sediada em Barueri-SP, está presente no mercado brasileiro deste 1985 oferecendo excelência na fabricação de equipamentos e acessórios para irrigação por aspersão. A diversificação de produtos coloca à disposição do pequeno, médio ou grande produtor, sistemas de irrigação adequados às suas necessidades, como o pivô central, carretel irrigador, tubos e acessórios para irrigação e fertirrigação. Inovar seus produtos e otimizar seus processos produtivos são desafios constantes para a Irrigabras.

Para mais informações sobre a Irrigabras visite www.irrigabras.com.br ou ligue para 11 2842-6464.

Adquira produtos utilizando